{ads}

6/recent/ticker-posts

Guarapuava amplia acesso à vacina BCG nas maternidades

 
Imagem Ilustrativa
Divulgação Assessoria Prefeitura de Guarapuava

Recém-nascidos agora recebem a imunização antes da alta hospitalar, garantindo mais proteção e comodidade às famílias

A partir desta segunda-feira (24), todas as crianças nascidas nas maternidades de Guarapuava passam a receber a vacina BCG ainda no hospital, logo após o nascimento. A medida tem como objetivo facilitar o acesso à imunização, garantindo mais segurança e praticidade para os pais, que não precisarão mais se deslocar até os postos de saúde para vacinar seus bebês.

A Secretaria Municipal de Saúde estruturou essa estratégia pensando, principalmente, nas famílias que moram em regiões mais distantes. “Antes, muitos pais precisavam ir até o Centro de Guarapuava para vacinar o bebê, enfrentando dificuldades no deslocamento. Agora, as crianças sairão das maternidades já imunizadas”, explicou Marlene Terezinha Borecki, diretora de Vigilância em Saúde.

A ação também está integrada ao programa Mamãe Guará, que acompanha mães e recém-nascidos. A logística do programa foi otimizada para incluir a administração da vacina ainda no hospital, evitando que os pais precisem buscar o serviço posteriormente. Géssica Silva, enfermeira responsável pela iniciativa, destacou a importância dessa mudança. “Nosso objetivo é facilitar a vida das mães, garantindo que os bebês saiam do hospital já imunizados.”

A vacina BCG protege contra as formas graves da tuberculose, como a meníngea e a miliar, sendo uma medida essencial para a saúde infantil. “Essa decisão foi tomada em conjunto com os municípios da 5ª Regional de Saúde, garantindo a vacinação de todas as crianças nascidas nos hospitais de Guarapuava”, afirmou o secretário de Saúde, Márcio Brunsfeld.

Além de fortalecer a prevenção à tuberculose, a nova medida foi implementada no Dia Mundial de Combate à Tuberculose, reforçando o compromisso da administração municipal com a saúde pública. “Com essa iniciativa, garantimos que nossas crianças já saiam protegidas, oferecendo mais segurança às famílias e reforçando o papel da imunização na saúde preventiva”, destacou o prefeito Denilson Baitala.

Texto: Da Redação, com informações Assessoria Prefeitura de Guarapuava