![]() |
As atividades estão ocorrendo no auditório da Unicentro Santa Cruz Imagem: Divulgação Assessoria Prefeitura de Guarapuava |
Mais de 1.000 servidores da saúde de Guarapuava participam da 11ª edição do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde), iniciativa que visa fortalecer a integração entre ensino, serviço e comunidade. Realizado pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, o programa busca não apenas qualificar profissionais, mas também discutir temas essenciais para o Sistema Único de Saúde (SUS), como equidade de gênero, identidade de gênero, etnias, deficiências e saúde mental.
Durante esta edição, os servidores foram organizados em grupos de trabalho para debater questões como violência no ambiente profissional, capacitação e maternagem. Entre os dias 24 e 28 de março, encontros ocorrerão no auditório da Unicentro, das 13horas às 17horas, onde o projeto será apresentado e um questionário será aplicado para coletar dados que possam subsidiar melhorias nas políticas de saúde e no bem-estar dos profissionais.
A iniciativa representa um avanço na valorização dos servidores da saúde, promovendo a reflexão sobre suas condições de trabalho e incentivando a implementação de políticas públicas voltadas ao cuidado desses profissionais. Ao priorizar temas como saúde mental e equidade, o programa reforça a importância do bem-estar dos trabalhadores para a melhoria do atendimento prestado à população, contribuindo para um sistema de saúde mais eficiente e humanizado.
Texto: Da Redação, com informações da Assessoria Prefeitura de Guarapuava
Social Plugin