![]() |
Imagem Ilustrativa Reprodução Assessoria ACIG |
Pesquisa realizada pela Faciap aponta que os guarapuavanos devem gastar, em média, R$ 114,54 com presentes de Natal, com a maioria escolhendo comprar roupas e calçados e a qualidade dos produtos sendo o principal fator na escolha das lojas
O fim de ano já chegou e, com ele, a época natalina ganha força nas casas dos guarapuavanos. No dia 25 de dezembro, celebra-se o Natal, data de grande importância religiosa para os cristãos, que comemora o nascimento de Jesus Cristo. Além do significado espiritual, o Natal também traz aspectos culturais, sociais e familiares marcantes, como a tradição de presentear os entes queridos.
Pensando nas expectativas dos consumidores para os dados, a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap), em parceria com o grupo Datacenso, lançou nesta semana uma pesquisa que avalia os hábitos de compra dos paranaenses. Uma pesquisa entrevistou 600 consumidores de diversas regiões do estado e revelou que o valor médio que os consumidores pretendem gastar com presentes é de R$ 147,67, com uma variação ligeira entre as regiões. Em Guarapuava, o valor médio é de R$ 114,54.
Em relação às comemorações, a pesquisa apontou que a maioria dos guarapuavanos (61%) pretende comemorar o Natal na casa de familiares, enquanto 35% preferem comemorar em casa e 2% em viagem. Além disso, 85% dos entrevistados pesquisaram e compararam os preços antes de fazer a compra dos presentes.
Quanto à escolha dos presentes, as roupas lideraram as escolhas dos guarapuavanos, com 52% dos entrevistados esse item. Em seguida, aparecem os calçados (37%), acessórios (24%), perfumes e cosméticos (15%) e brinquedos (24%). Uma pesquisa também revela que 46% dos consumidores preferem fazer suas compras pela internet, seguido por 37% que optam pelas lojas de rua e 15% pelas compras.
Sobre as formas de pagamento, o cartão de crédito à vista é a opção mais utilizada, com 30% dos entrevistados preferindo essa forma. O pagamento a prazo com cartão de crédito é escolhido por 22%, enquanto 7% optam pelo Pix. Outros 22% preferem pagar à vista no débito, e 20% preferem pagar em dinheiro.
Na escolha das lojas e dos presentes, o fator mais importante para os guarapuavanos é a qualidade dos produtos, citada por 54% dos consumidores. Em seguida, destacam-se as promoções e descontos (46%) e o atendimento ao cliente (43%). Preços competitivos e a confiabilidade da loja também são fatores importantes, com 35% e 24% de menções, respectivamente.
Quando se trata de canais de comunicação, as redes sociais são apontadas como o meio mais eficiente para se informar sobre promoções e ofertas de Natal, com 22% dos consumidores paranaenses mencionando essa opção. Em Guarapuava, as redes sociais são ainda mais relevantes, principalmente entre o público feminino e os mais jovens, chegando a 30%. Anúncios online e aplicativos de compras são as opções seguidas, com 17% de menções cada.
Social Plugin