Câmara de Guarapuava abre o ano legislativo de 2025 com foco na aproximação entre poderes e compromisso com a população
Essa foi a primeira sessão realizada após a posse Imagem: Divulgação Assessoria |
Na tarde desta segunda-feira (03), o presidente do Poder Legislativo de Guarapuava, Pedro Moraes (MDB), deu início à primeira sessão ordinária da legislatura 2025-2028, marcando oficialmente o retorno das atividades legislativas no município.
A sessão destacou a importância da aproximação entre os poderes para o andamento de projetos e a execução de políticas públicas. O vereador Cristóvão da Cruz (Novo) fez um apelo às assessorias de deputados presentes, solicitando recursos para Guarapuava e desejando um bom período legislativo aos colegas. “Desejo que Deus abençoe cada um de nós, que possamos ter muito discernimento no que vamos fazer”, afirmou.
O vereador Nego Silvio (PL) foi nomeado oficialmente como líder do governo na Câmara, papel que exercerá para garantir uma comunicação eficaz entre o Executivo e o Legislativo. Em seu discurso, agradeceu a confiança do prefeito e pediu apoio dos colegas. “É fundamental que Executivo e Legislativo trabalhem juntos para alcançar resultados eficazes e duradouros”, destacou.
A vereadora Professora Terezinha (PT) ressaltou o compromisso com uma oposição propositiva, buscando contribuir para o desenvolvimento da cidade. “Todas e todos que estão nos acompanhando estão cheios de esperança para que façamos um bom trabalho e que tenhamos os olhos voltados para quem mais precisa”, afirmou.
A sessão também marcou a estreia de novos vereadores, incluindo Leandro Dobrychtop (PL), que destacou a responsabilidade do Legislativo no apoio à gestão municipal. “Guarapuava depende de nós. Precisamos aprovar projetos que beneficiem toda a coletividade”, afirmou. Além dele, também participaram de sua primeira sessão os vereadores Ike Silvestri (PP), Kenny do Cartório (MDB), Buiu Martins (MDB), Rodrigo do Agita (Podemos), Sergio Kiçula (PSD) e Rita Felchak (MDB).
Em sua primeira participação oficial em uma sessão ordinária, o prefeito Denilson Baitala destacou as ações realizadas nos primeiros dias de gestão e a importância da política para transformar a vida das pessoas. “Fazer política é estar com o outro, é fazer bem para o outro. Temos que entregar aos guarapuavanos os serviços que eles precisam e merecem”, declarou.
O presidente da Câmara, Pedro Moraes, reforçou o compromisso da Casa com a transparência e o acesso da população ao Legislativo. “Nos últimos anos, esta Câmara se abriu ainda mais à sociedade, promovendo debates importantes e dando voz a diversas instituições”, afirmou. Também destacou a importância da boa relação entre os poderes, baseada no respeito e na responsabilidade. “Reafirmo nosso compromisso com uma atuação republicana, institucional e respeitosa, conhecendo os direitos e deveres conferidos a cada poder sob a luz da Constituição Federal”, concluiu.